• FaceBook
  •   
  • Twitter

Contadora de estórias gaúcha visita o Espaço Cultural Pierre Verger

No dia 6 de junho, a biblioteca Jorge Amado recebeu a contadora de estórias Rosane Castro, gaúcha de Porto Alegre, a escritora é também atriz e arte-educadora. Idelizou  junto com Sônia Zanchetta, o projeto Piquenique Literário, com o objetivo de incentivo à leitura, vencedor de um prêmio estadual no Rio Grande do Sul.

No dia 6 de junho, a biblioteca Jorge Amado recebeu a contadora de estórias Rosane Castro. Gaúcha da cidade de Porto Alegre, a escritora é também atriz e arte-educadora. Idelizou  junto com Sônia Zanchetta, o projeto Piquenique Literário, com o objetivo de incentivo à leitura, vencedor de um prêmio estadual no Rio Grande do Sul.

Os alunos do Espaço Cultural que participaram da visita, puderam vivenciar um momento de troca cultural, já que a atividade contou com estórias baseadas em contos tradicionalmente gaúchos. Além disso, a contadora apresentou vestimentas e utensílios culturalmente utilizados no Rio Grande do Sul, como cuia de chimarrão, vestimentas e instrumentos musicais, como o tambor de sopapo.

O uso de termos e expressões típicas gaúchas estimulava a curiosidade dos participantes, de modo que a estória só prosseguia à medida que alguns termos eram esclarecidos pela contadora. Assim, os alunos puderam perceber as diferenças e semelhanças culturais entre o Rio Grande do Sul e a Bahia. Rosane Castro também doou livros para a Biblioteca Jorge Amado.