• FaceBook
  •   
  • Twitter

Acondicionamento das ampliações

O projeto também prevê o bom acondicionamento das ampliações existentes no acervo da Fundação. Estas foram armazenadas em envelopes concebidos especialmente para esta finalidade, guardando-os em caixas de papelão especial, afim de que estas ampliações não sejam danificadas quando de sua manipulação.

Um inventário completo das ampliações foi realizado no primeiro semestre 2013, com o objetivo de se saber a quantidade exata de ampliações presentes no acervo, suas dimensões e seus estados de conservação. Existem basicamente dois tipos de ampliações realizadas a partir de negativos de Verger em varias épocas:

  • Ampliações recentes feitas em papel baryté e utilizadas na maioria das exposições;
  • Ampliações antigas, realizadas na década de 1930 até os anos 50, as quais o próprio Verger não dava muita importância e que estavam até poucos anos atrás em gavetas de diferentes móveis da Fundação. Tais ampliações, as vezes assinadas e acompanhadas de legendas do autor ou de carimbos de agências da época, são, segundo a avaliação de colecionadores, as de maior valor artístico, devido à sua raridade.

Em função do resultado do inventário, envelopes serão adquiridos e as ampliações que não apresentam contaminação, em geral as mais recentes, serão acondicionadas em envelopes acrílicos transparentes, enquanto as ampliações contaminadas serão acondicionadas em envelopes de papel de pH neutro. Cada grupo de 50 ampliações será acondicionado em caixas portfólio, especialmente concebidas para esta finalidade e serão guardadas em estantes metálicas tratadas com uma pintura especial de HYPOXITE.