• FaceBook
  •   
  • Twitter

 

Livrete 550De notável qualidade plástica, as 170 fotografias que compõem a exposição revelam a proximidade de povos de origem afrodescendente com o continente-matriz, a África. São registros sobre o cotidiano, a cultura e a religiosidade de descendentes de africanos no Brasil e em mais 20 países. Nos Caminhos Afro é um convite a uma viagem no tempo com destino às sutilezas e às peculiaridades do universo interpretado por um fotógrafo-viajante, que realizou longas expedições entre 1932 e 1970. O interesse de Verger pelo povo de origem africana o levou a destinos como Cuba, Haiti, Serra Leoa, Santo Domingos, Estados Unidos, entre outros.

Além das fotografias, os visitantes poderão assistir a dois vídeos. São eles: Olhares Nômades (2005) e Mensageiro entre dois mundos (1999). O primeiro é composto por 600 fotografias sobre cultura popular nordestina acompanhadas por trilha sonora original. Já o segundo, um documentário de Lula Buarque de Holanda, traz Verger dando sua última entrevista, antes de morrer, ao cantor/compositor Gilberto Gil.

Com maestria de quem faz da fotografia não apenas um ofício, mas uma expressão artística, Pierre Fatumbi Verger registrou cenas que convergem com o que há de mais genuíno no continente-mãe, com leveza de quem retrata a vida por vocação, enxergando beleza em atos do cotidiano despercebidos ao olhar comum.

As imagens da exposição Nos Caminhos Afro revelam singularidades, como Tambor de Mina, no Maranhão, Xangô, em Pernambuco, Candomblé, na Bahia, feiras, mercados e festas populares, um vasto leque sobre o cotidiano do povo negro. Qualidades tão caracteristicas registradas em uma época na qual imperava uma cultura europeia dominante e opressora. A obra em exibição é resultado da vivência pessoal como fotógrafo-viajante, que se tornou antropólogo não assumido, babalorixá não atuante.

Nos Camiunos Afr/ Sala religiões afro-brasileiras - Vitoria/ES - Julho 2012 - Foto Alex BaradelNos Caminhos Afro/ Sala religiões afro-brasileiras - Vitoria/ES - Julho 2012 - Foto Alex Baradel