Identités en Mouvements - Apresentação
Identités en Mouvements é um projeto que promove o intercâmbio entre jovens e educadores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, e que dedica atenção especial aos patrimônios culturais e às memórias que entrelaçam o Benin, o Brasil, a França e a Guiana Francesa.
Durante os anos de 2019 e 2020, o projeto possibilitará a viagem de quarenta pessoas por três continentes, nos quais vivenciarão contextos culturais diferentes e que são favoráveis para o compartilhamento de experiências e de ideias, através de diálogos interculturais.
Esse é o ponto onde Identités en Mouvements revela seu grande significado, uma vez que as construções desses diálogos acontecem de forma espontânea, sem a utilização de uma metodologia formal, mas priorizando a liberdade de expressão dos participantes, disseminando, dessa forma, o respeito à diversidade à soma de saberes e, por consequência, combatendo radicalismos, intolerâncias e estimulando a criatividade.
Financiado pelo Erasmus+ (programa da União Europeia para educação, formação, juventude e desporto, que tem como estratégia fortalecer as relações culturais internacionais) o projeto foi elaborado por um grupo de quatro instituições culturais com valores alinhados e competências complementares, situadas nos países onde acontecerão as ações. São elas:
- Chercheurs d’autres (Guiana Francesa).
- Fundação Pierre Verger (Salvador – Brasil).
- Peniel (Porto Novo – Benim).
- Samba Resille (Toulouse – França).
DINÂMICA DO PROJETO
O período de realização do Identités en Mouvements é de fevereiro de 2019 a junho de 2020 e, em cada um dos países envolvidos, haverá uma instituição que desenvolverá o seu próprio projeto. Os quatro grupos se reunirão em cada uma das localidades envolvidas no projeto, conforme a agenda a seguir:
- Abril de 2019: Benim (Porto Novo).
- Novembro de 2019: Brasil (Salvador).
- Fevereiro de 2020: Guiana Francesa (Maripasoula).
- Junho de 2020: França (Toulouse).