• FaceBook
  •   
  • Twitter

Ação Griô e Histórias Contadas

cozinhandoFoto: Ricardo PamfilioA contação de histórias busca, através do encantamento dos contos e mitos da cultura afro-brasileira e africana, valorizar a auto-estima das crianças e mostrar para elas, algumas referências da cultura negra na África e na diáspora. No Espaço Cultural Pierre Verger, a contação de histórias com vovó Cicí acontece tanto na Biblioteca Jorge Amado, quanto na praça externa e muitas vezes se estende a algumas oficinas como a de dança afro e capoeira angola.

Além disso, o projeto cozinhando histórias, é uma co-participação da contadora, em que as crianças da oficina Educação Alimentar, junto com a professora Marlene, envolvem a estória contada com a criação de algum prato que é preparado por eles na nossa cozinha e que tenha relação com o tema da estória.

Vovó Cicí, por ser a pessoa com mais idade no Espaço Cultural Pierre Verger, representa o papel do griô, transmitindo para as novas gerações os conhecimentos e tradições ancestrais, através da oralidade. Assim, suas estórias sempre tocam em aspectos da ancestralidade e resistência negras, transmitindo seus saberes como contadora de histórias, encantando as crianças e jovens que freqüentam o espaço.

 

Responsável: Vovó Cici