• FaceBook
  •   
  • Twitter

Defeito de Cor

No dia 10 de setembro de 2022, o Museu de Arte do Rio (MAR) inaugurou a exposição "Um Defeito de Cor", que é uma interpretação do livro de mesmo nome da escritora mineira Ana Maria Gonçalves. A obra conta a saga de uma mulher africana chamada Kehinde, que precisa lutar por sua liberdade e reconstruir sua vida no Brasil. A escritora, ao lado de Ayrson Heráclito, Marcelo Campos e Amanda Bonan, assinou a curadoria da exposição.

defeito de cor

Dividida em 10 núcleos, que correspondem aos 10 capítulos do livro, a mostra aborda temas como revoltas negras, empreendedorismo, protagonismo feminino, culto aos ancestrais e África Contemporânea. Esse recorte do livro abrange anos da história do Brasil e do continente africano, com uma coleção de 400 obras de arte de mais de 100 artistas negros e negras, em sua maioria mulheres. A exposição também inclui obras inéditas, produzidas especialmente para homenagear o livro, como a da artista Goya Lopes, que faz parte do Conselho Curador da Fundação Pierre Verger.


Fatumbi Verger participa da mostra com nove fotografias, sendo uma delas uma fotografia icônica de Balbino do Ilê Axé Opô Aganjú. As outras oito fotos foram tiradas em cidades do Benin e da Nigéria, e apresentam imagens da comunidade africana de “retornados” brasileiros, fotografadas por Verger na década de 1950.
A exposição está prevista para encerrar em 27 de agosto de 2023.