• FaceBook
  •   
  • Twitter

Pierre Verger: Vision(s) D’une Masculinité

c 01

A Alexandre Frédéric Galerie expôs um conjunto de fotografias selecionadas dos arquivos da Fundação Pierre Verger. Foram retratos de homens, das décadas de 1930 e 1950, que revelam diferentes aspectos da masculinidade e que se afastam de um estereótipo clássico.

São fotografias de homens em poses que evocam um gesto usualmente atribuído ao registro feminino ou que afirmam sua identidade/personalidade dentro do grupo.

É nessa forma absolutamente nova de representar o outro que se situa a modernidade de Pierre Verger nos anos 1930. Ele modifica os códigos da representação etnológica na fotografia ao trazer uma visão sensível sobre o estrangeiro, ao mesmo tempo que traz à tona uma estética original, por um enquadramento instantâneo e muitas vezes descentralizado. Suas fotografias mostram um senso de respeito e desejo de valorizar a imagem do outro, o que muito contribui para sua beleza.

A professora da área de antropologia da USP, Maria Lúcia Montes notou, neste sentido, a importância da obra de Pierre Verger na construção de um olhar para o outro:

É fundamental distanciar-se deste olhar eurocentrista que sempre marcou esta representação. Talvez seja o fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger quem mais contribuiu para essa renovação. Suas fotos, nos Estados Unidos, no Brasil, na África, como na Ásia, redescobrem nos quatro cantos do mundo um homem negro que deixou de ser fruto do imaginário europeu e adquire toda a força de sua humanidade até então ignorado”.

A exposição foi uma parceria com a Fundação Pierre Verger.

masculinite 1masculinite 4masculinite 5

-------

ExposiçãoPierre Verger: Vision(S) D’une Masculinité
Local: Alexandre Frédéric Galerie.
Endereço: Rua da Misericórdia, 09, loja 01, Centro Histórico.
Inauguração10 de novembro de 2021.
Visitação: 10 de novembro de 2021 a 10 de janeiro de 2022.