• FaceBook
  •   
  • Twitter

Capoeira Angola


Expressão múltipla, ora vista como luta ou dança, ora como esporte, a capoeira é uma das maiores expressões culturais afro-brasileiras. Com base em elementos de origem africana, a capoeira foi desenvolvida no Brasil pela população africana escravizada. Desde o seu surgimento em tempos coloniais, a capoeira foi estigmatizada e não era bem-vista, tornando-se uma forma de resistência dos africanos e dos seus descendentes. Depois de sair da proibição, tornou-se uma atividade corporal cada vez mais popular. Hoje a capoeira expressa, em primeiro lugar, ancestralidade, valores culturais e memória.

Foto: Ricardo PamfilioFoto: Ricardo PamfilioA oficina se propõe a trazer para a comunidade local a oportunidade de abordar a capoeira angola em todas as suas dimensões, enfatizando, assim, sua importância como manifestação da cultura afro-brasileira. As atividades incluem o treino para o preparo físico, a agilidade e o conhecimento do corpo, além de trabalhar constantemente valores comportamentais e de respeito ao outro.

Os participantes também aprendem a construir berimbaus e a tocar os instrumentos musicais inseridos na capoeira angola (berimbau, pandeiro, atabaque, agogô, caxixi, reco-reco). Assim, as nossas rodas de capoeira, com seu canto e sua ginga ao som da bateria, se tornaram uma das mais alegres atividades da Praça Mestre Bimba, que casualmente são seguidas por um animado samba de roda.

Professor responsável: Anderson Alexandre Lopes

 

*A oficina Capoeira Angola recebe o apoio do Calendário Danneman