• FaceBook
  •   
  • Twitter

Evento - "5 de Agosto", A Encenação

No próximo dia 05 de agosto, os jovens participantes das oficinas culturais realizadas pelo Espaço Cultural Pierre Verger estarão homenageando o fotógrafo, antropólogo e historiador francês Pierre Fatumbi Verger pelos 60 anos de sua chegada à "Boa Terra". O centro da homenagem está por conta da encenação intitulada "5 de agosto", que relembra a data na qual Verger desembarcou na Bahia, em 1946.

"05 de agosto" tem como cenário principal uma feira popular com muitos personagens que poderiam ter surgido das fotografias de Verger. A trama da encenação se inspira na chegada e trajetória de Verger na "Boa Terra" (termo corrente na época para se referir à Bahia), através de cenas que remontam o espírito da época e dão vida às fotografias e à pessoa de Verger.

A peça é resultado das atividades sócio-culturais desenvolvidas no Espaço Cultural Pierre Verger e foi concebida pelo conjunto de profissionais envolvidos no trabalho ao longo de 2006. Ela apresenta a fusão das diversas linguagens artísticas que estão sendo desenvolvidas com crianças e jovens das comunidades vizinhas ao Espaço Cultural, situado na Vila América, Vasco da Gama. Todo o elenco (trinta jovens) foi escolhido dentre os participantes das oficinas e contará com a participação especial do repentista baiano Bule-Bule e do ator Aloísio Menezes.

Concepção, roteiro e direção: Irema Santos
Assistência de direção e coreografia: Negrizu
Produção: Chicco Assis

"5 de Agosto"
Pierre Verger é homenageado pelos participantes das oficinas do Espaço Cultural.

Data - 05 de Agosto, Sábado às 16 horas.
Local - Solar do Unhão - Av. Contorno.
Valor - Gratuito.