• FaceBook
  •   
  • Twitter

Em busca de Pierre Verger - Residência do fotógrafo Charles Placide

 

Mario Cravo Júnior, Salvador - Foto Charles PlacideMario Cravo Júnior, Salvador - Foto Charles PlacideA CulturesFrance e a Fundação Pierre Verer organizaram entre os meses de setembro e novembro de 2009, a residência do fotógrafo africano Charles Placide, que resultou na exposição do seu trabalho na galeria da Fundação Pierre Verger, no Portal da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador.

Durante a residência, e também no Benin, antes de vir para Salvador, o fotógrafo foi em busca de pessoas, conhecidas ou anônimas, que tiveram contato, estreito ou não, com Pierre Verger. Assim, ele registrou rostos de homens e mulheres que cruzaram pelo caminho de Verger no Brasil, na África ou na França. Partes desses rostos e corpos fotografados compõem a mostra de 35 fotografias que serão apresentadas na Galeria da Fundação Pierre Verger. O fotógrafo conseguiu assim, encontrar herdeiros do babalaô que iniciou Verger, na África, assim  como estudiosos africanos e brasileiros, amigos de sempre como Nancy ou Solange Bernabó, colaboradores de Verger na Fundação, amigos fotógrafos franceses, artistas, vizinhos e crianças que na época de Verger pediam bombom ou uns trocados ao fotógrafo.

Esse evento, organizado pela CulturesFrance (responsável francês pelo Ano da França no Brasil) e a Fundação Pierre Verger, além de dar nascimento a uma criação artística e mergulhar no passado de Verger, manifesta a política da sua Fundação de reforçar a ligação entre o Charles Ploacide com crianças na Fundação Pierre Verger - Foto Alex BaradelCharles Ploacide com crianças na Fundação Pierre Verger - Foto Alex Baradelcontinente africano, especialmente o Benin, e o Brasil, particularmente a Bahia, numa tentativa de continuação de aproximação entre os dois continentes, aproximação essa, da qual Verger dedicou a sua vida. Charles Placide conviveu durante dois meses com afro-descendentes, no Bairro da Vila América, onde fica a Fundação, e compartilhou sua experiência com adultos e crianças, muitos deles ligados ao Espaço Cultural Pierre Verger.

Essa residência também foi possível graças aos esforços de André Jolly, amigo de Verger desde os anos 70, e que há anos mantém viva a ligação cultural e artística entre o Brasil e o Benin, levando artistas e bandas de um continente ao outro. Na inauguração, no dia 12 de novembro, serão distribuídos,gratuitamente, mini-catálogos mostrando todas as 35 imagens da exposição. A mostra ficará aberta ao público até o dia 05 de dezembro.

Serviço

Residência

Setembro a novembro de 2009

Exposição

Período: 12 de novembro a 05 de dezembro  de 2009
Local: Fundação Pierre Verger Galeria
Visitação:

  • 2ª a 6ªfeiras:  08h às 20h
  • Sábados: 09h às 20h
  • Domingos e feriados:  08h às 15h