• FaceBook
  •   
  • Twitter

Vera Cruz / IVEC e Fototeca

Instituto Cultural Cabañas

OjeaA segunda etapa da exposição "Pierre Verger no México, con los pies en la tierra" aconteceu no Instituto Veracruzano da Cultura (IVEC) e na Fototeca da cidade, em Vera Cruz. A exposição ganhou charme com a ocupação também das partes externas dos dois museus, ganhado assim visibilidade para os pedestres do centro da cidade, embora com a redução na quantidade de obras.

A cidade é industrial, com relativamente pouca estrutura cultural. O produtor da exposição Alejandro García Aguinaco e o cenógrafo Santiago Oria realizaram um importante trabalho para adaptar as obras nos dois magníficos prédios coloniais da cidade.

A exposição apresenta parte relevante do trabalho realizado por Verger no México, em 1937, 1939 e 1956, destacando seu interesse pela cultura popular, através de fotografias analógicas e projeções.

Vera Cruz, maior porto industrial da América Latina, foi também o lugar por onde Verger ingressou no México, chegando das Antilhas Francesas no final de 1936. Por ser um porto de entrada no México, é também uma das regiões de grande presença afro-descendente, com clima parecido com o clima baiano.

vera cruz interiorFoi também perto dessa cidade que o patrocinador da exposição, a Braskem Idesa (sociedade brasileiro-mexicana), realizou um dos maiores investimentos industriais do Século XXI no México, a fábrica de polietileno (plástico de alta resistência), inaugurado em junho 2016.

Essas razões determinaram  a escolha de Vera Cruz como uma das quatro cidades a receber a exposição, antes de chegar à Cidade de México, em outubro deste ano, e em Monterrey, início de 2018.

A vernissage da exposição, organizada por Armado Vera da Braskem Idesa, contou com a presença do curador da mostra e diretor do Museu de Antropologia do México, Antonio Saborit, de Mauricio Maillé, diretor da área cultural da Fundação Televisa, de Stefan Lepecki, diretor da Brakem Idesa, Cleantho Leite,  diretor de Relações Institucionais, e do secretário de turismo de Vera Cruz, Leopoldo Domínguez Armengual.vera crux externo