• FaceBook
  •   
  • Twitter

16 Ensaios Baianos

16 Ensaios Baianos é um projeto concebido pela Fundação Pierre Verger para dar visibilidade a fotógrafos que vivem ou viveram na Bahia, principalmente a partir de exposições individuais em sua Galeria, localizada no Centro Histórico de Salvador. Além de promover maior visibilidade na cena local, se prevê uma articulação a ser estabelecida nas regiões centro-sul do Brasil.

galeria.jpg

Os trabalhos fotográficos escolhidos deverão possuir qualidade e relevância artísticas, e serão preliminarmente avaliados por um comitê, composto principalmente por membros da Fundação Pierre Verger. São ensaios fotográficos que serão expostos durante um período expositivo mínimo de três meses, colocando as obras expostas à venda, onde parte do valor arrecadado será repassado para o fotógrafo, outra parte investida nas futuras exposições do projeto.


No projeto 16 Ensaios Baianos, cada exposição individual terá um catálogo de 15 x 15 cm com 500 exemplares produzidos. Os catálogos permitirão a divulgação dos trabalhos dos fotógrafos após a exposição e serão vendidos por R$40,00 cada.

IMG 2183

De forma complementar será produzida a exposição virtual, a ser publicada online, permitindo a visualização de todas as exposições do projeto, mesmo após a sua desmontagem, juntamente com uma entrevista de cada fotógrafo exposto.

16 Ensaios Baianos se insere assim na programação da Fundação Pierre Verger, buscando fortalecer e atualizar o campo da fotografia produzida na Bahia, sem necessariamente estar vinculado tematicamente à obra de Pierre Fatumbi Verger. É a continuação de projetos já realizados pela instituição sobre a fotografia baiana, como o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana inaugurada em 2016, ou 150 Fotos pela Bahia, realizado durante o primeiro ano de pandemia em 2020.

A escolha do número 16 para quantificar os ensaios é inspirada na profunda relação que Verger estabeleceu com esse numeral, que é de fundamental importância no candomblé e no culto a Ifá, no qual era um Babalaô. Nesses segmentos religiosos, o número 16 representa os Odus (caminhos do destino de cada pessoa), que são estabelecidos através da caída do jogo de búzios.

16 Ensaios Baianos amplia, dessa forma, os objetivos da Fundação que, além de preservar e divulgar a obra de Pierre Verger, já oferece atividades sociais, culturais e de cidadania à população do Engenho Velho de Brotas e intercâmbios, majoritariamente culturais, entre a Bahia e comunidades africanas do Golfo do Benim.

galeria 2

 

Esse projeto é apoiado pela Secretária da Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

logo secult