• FaceBook
  •   
  • Twitter

150 Fotos Pela Bahia: O Registro

exposicao 150 fotosA Fundação Pierre Verger reabriu a sua Galeria. No dia 28 de outubro, o espaço, localizado no Portal da Misericórdia, retornou às atividades com o lançamento da exposição 150 Fotos Pela Bahia: O Registro, que marcou, também, o início de uma campanha de captação de recursos da instituição.

A reabertura da Galeria neste momento se tornou necessária para a Fundação – trata-se de uma das suas principais fontes de recursos que sustentam as suas atividades – que, como muitas outras instituições culturais no Brasil, passa por dificuldades financeiras provocadas pela crise sanitária.

Com curadoria de Alex Baradel e Célia Aguiar, 150 Fotos Pela Bahia: O Registro é fruto da campanha homônima, um projeto realizado por um coletivo de fotógrafos baianos e fortemente apoiado pela Fundação Pierre Verger. A ação permitiu, em 21 dias, entre junho e julho de 2020, a arrecadação de mais de R$ 270 mil através da venda de 1.741 fotografias e com o recurso arrecadado foram compradas mais de 32 toneladas de alimentos e materiais de higiene e proteção contra o Covid-19, incluindo mais de 20 mil máscaras beneficiando mais de 1.300 famílias em situação de vulnerabilidade social.

A mostra apresenta 31 fotografias realizadas por diversos fotógrafos – notadamente Tacun Lecy – que se deslocaram durante a pandemia para registrar as ações desenvolvidas pelo projeto. Também serão apresentadas numa tela as 151 fotografias que participaram das vendas da campanha, assim como vídeos e clips produzidos durante a campanha.

Seguindo as recomendações sanitárias de evitar aglomeração de pessoas, não houve presença de público no lançamento; foi uma inauguração virtual, com transmissão ao vivo pelos canais YouTube e Facebook da Fundação, das 19h às 21h. Durante a inauguração, além das falas dos fotógrafos foram apresentados registros visuais, testemunhos de compradores, agradecimentos de pessoas que receberam as cestas, vídeos e outros materiais produzidos durante a campanha.

A visitação foi aberta ao público no dia 29, com todos os cuidados sanitários necessários para garantir segurança aos visitantes, como medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscara e limitação da quantidade de pessoas presentes ao mesmo tempo. Na Galeria, os compradores da campanha 150 Fotos pela Bahia, que ainda não pegaram suas fotografias, podem retirá-las, mediante agendamento.

tacunlecy 01tacunlecy 02tacunlecy 03

-------

ExposiçãoExposição 150 Fotos Pela Bahia: O Registro
Local: Fundação Pierre Verger Galeria.
Endereço: Rua da Misericórdia, 09, loja 01, Centro Histórico.
Inauguração: 28 de outubro de 2020, das 19h às 21h.
Visitação: a partir de 29 de outubro, das 9h às 17h.