• FaceBook
  •   
  • Twitter

Where The Oceans Meet

where the oceans meet

O Museum of Art and Design (MOAD) do Miami Dade College (MDC) inaugura no dia 26 de maio de 2019 a exposição Where The Oceans Meet, uma exibição de arte moderna e contemporânea que ressoa os pensamentos pioneiros de dois escritores caribenhos: a antropóloga Lydia Cabrera (Havana, Cuba, 1899 – 1991, Miami, Flórida), e o filósofo, poeta e crítico literário Édouard Glissant (Sainte-Marie, Martinica, 1928 – 2011, Paris, França).

Com curadoria de Hans Ulrich Obrist, Asad Raza, Gabriela Rangel e Rina Carvajal, Where The Oceans Meet envolve essas duas figuras-chave que dedicaram seus trabalhos a pensar através das fronteiras e cujas ideias exploram, em conjunto, os fundamentos a partir dos quais a arte pode considerar e romper barreiras da história, geografia e cultura.

Essas ideias estão incorporadas através das obras de arte da exposição, com trabalhos de 38 artistas e coletivos que, embora vindos de diferentes lugares e partes do mundo, compartilham esse espaço de fundação que simultaneamente os separa e conecta.

Um dos artistas integrantes, Pierre Verger empresta quatro fotografias à exposição, nas quais mostra cenas de Lydia Cabrera e da Santeria, produzidas em Cuba, na década de 1940, enquanto a escritora desenvolvia suas pesquisas etnográficas sobre as culturas afro-cubanas.

Ecoando a obra literária, antropológica e filosófica de Cabrera e Glissant, sua arte questiona como as fronteiras moldam identidades e negociam espaços imaginários. Suas investigações ressoam pelo mundo e tentam responder a perguntas urgentes que interessam a todos até hoje.

Além de uma seleção de materiais de arquivos relacionados a Cabrera e Glissant e das fototografias de Verger, a exposição inclui obras de Niv Acosta, Etel Adnan, Carlos Afonso, Kader Attia, Belkis Ayón, Yto Barrada, Daniel Boyd, Tânia Brugera, Sebastián Calfuqueo Aliste, Agustín Cárdenas, Maya Deren, Mantia Diawara, Melvin Edwards, Juan Francisco Elso, Öyvind Fahlström, Simone Fattal, Andrea Geyer, Sylvie Glissant, Dominique González-Foerster, Felix González-Torres, Koo Jeong A, Wifredo Lam, Glenn Ligón, Lani Maestro, Roberto Matta, Julie Mehretu, Ana Mendieta, Grupo Otolito, Amélia Pelaez, André Pierre, Walid Raad, Coletivo de Mídia Raqs, Anri Sala, Antônio Segui, Elena Tejada-Herrera, Jack Whitten e Andros Zins-Browne.

O título da exposição, Where The Oceans Meet, vem de uma frase que abre o livro de 2006 de Glissant, “Uma nova região do mundo”. A frase sugere a conexão geográfica entre Glissant e Cabrera; sugere também uma concepção transnacional e global do mundo, onde o “Encontro dos Oceanos” implica uma fronteira em constante mudança, onde povos, culturas, línguas, memórias e identidades se encontram e se afetam mutuamente, em momentos favoráveis e em tempos de desastre.

A exposição estará em exibição de 26 de maio a 29 de setembro de 2019.

-------

ExposiçãoWhere The Oceans Meet
Local: Museum of Art and Design at Miami Dade College.
Endereço: Freedom Tower. 600 Biscayne Boulevar.
Inauguração: 26 de maio de 2019.
Visitação: 26 de maio a 29 de setembro de 2019. Quarta, de 13h às 18h; Quinta, de 13h às 20h; Sexta a domingo, de 13h às 18h.