• FaceBook
  •   
  • Twitter

AfricAmericanos

convite

Exposição colletiva AfricAmericanos

Dentre das ações de comemoração pelos 30 anos da Fundação Pierre Verger, é preciso destacar o convite feito pelo Centro da Imagem, na Cidade do México, para a instituição participar da exposição Africamericanos. São quase 400 imagens históricas de importantes arquivos fotográficos e produções contemporâneas de mais de 70 artistas, além de projetos encomendados.
A mostra destaca a riqueza cultural das comunidades afrodescendentes em 16 países da América Latina, incluindo México, Cuba, Haiti, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Suriname, Guiana, Guadalupe, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Argentina e Uruguai. Juntamente com a Coleção Pierre Verger, as peças em Africamericanos incluem arquivos históricos do Instituto Moreira Sales, também do Brasil, e coleções fotográficas de diversos países, como o Acervo del Centro de la Imagen e o Museo del Estanquillo, do México; a Universidade Andina Simón Bolivar, do Equador; a Coleção Victoria Santa Cruz, os Arquivos do Pastor Luis Rodríguez e o Coreto da Biblioteca Nacional, do Peru, entre outros.

 

07 

A mostra apresente de forma abrangente, embora com destaca na arte contemporâneas, um painel do trabalho visual – essencialmente fotográfico – que foi realizado na América latina sobre a temática afro-descendente. O forte da mostra é de reunir trabalhos oriundo de uma diversidade geográfica forte, incluindo países cuja raiz afrodescendente é pouca conhecida, como argentina e México notadamente.


IMG 2383Sendo uma mostra basicamente de arte contemporânea, há uma forte reflexão sobre a condição do afro-desecendente dentre da sociedade atual. Afirmação da sua identidade, constatação e rejeitos dos preconceitos, etc...

A mostra visa a afirmar esse “continente [afro] dentro do continente [latino americano]”, e nesse sentido, o curador Claudi Carrera julgou importante iniciar a mostra com fotografias de Pierre Fatumbi Verger que foi provavelmente o primeiro artista, não somente a destacar a importância de uma afro-americana - através dos seus trabalhos sobre a cultura afro-baiana, mas também em ter refletido sobre a cultura afro-americana com identidade própria. Não é a toa que Verger já publicou nos anos 1950 um texto intitulado Les Afroaméricains.


IMG 2391Pode considerar-se nessa seleção dois conjuntos de imagens percorrendo a chegada de Verger na América do Sul, a descoberta de uma cultura afrodescendente, o cotidiano das pessoas, o candomblé e um paralelo entre os países visitados por ele.- Um primeiro conjunto constituindo das imagens realizadas ate o final dos anos 1940, essencialmente nas Antilhas francesas e no Brasil, destacando o interesso de Verger com as culturas de origens africanas, embora ainda com um olhar essencialmente poético.
- O segundo, com imagens realizadas entre 1948 e 1960 no Brasil, Haiti, cuba ou no Suriname, já mostram uma compreensão mais abrangente da cultura afro-americana, pois coincide com a época quando Verger dedicou-se essencialmente a essa temática, e renasce como Fatumbi.

 

16

 

Exposição AfricAmericanos
Local:Centro de la Imagem;Plaza de la Ciudadela 2, Centro Histórico, 06000 Ciudad de México
Abertura: 16 de agosto 2018, às 19h
Visitação: 17 de agosto a 11 de novembrode 2018. De quarta-feira a domingo das 10h00 às 19h00
Entrada franca