• FaceBook
  •   
  • Twitter

2 - Herança do pai - João Machado

heranca-pai 01

A Fundação Pierre Verger apresenta a exposição "Herança do pai", do fotógrafo baiano João Machado, em cartaz desde o dia 30 de março de 2023, na Galeria da instituição. Com a curadoria compartilhada entre Célia Aguiar, Paulo Coqueiro e Alex Baradel, "Herança do pai" apresenta 23 fotografias de romeiros devotos do Bom Jesus da Lapa registrados pelas lentes de João Machado e reúne, pela primeira vez, este trabalho de duas décadas. João Machado foi pela primeira vez a Bom Jesus da Lapa em 2002 e, desde então, repetiu o mesmo percurso, registrando simbolicamente a presença do pai e buscando uma herança afetiva.

Para Célia Aguiar, que conhece e admira o trabalho do fotógrafo, especialmente pela sua trajetória de vida, mergulhar no universo de Bom Jesus da Lapa pelo olhar de João Machado foi uma tarefa muito prazerosa. *“Ela me levou a conhecer não apenas o fotógrafo, mas o ser humano, simples, afetuoso e forte como um bom sertanejo. O universo fotográfico de João Machado desenvolvido a partir de suas memórias e elucubrações, na ausência de seus pais quando iam para a romaria de Bom Jesus, revela a busca e o resgate do percurso desenvolvido por eles, num cenário impregnado de fé, esperança e desapego. São cenas nunca vistas pelos meus olhos, de paisagens de dentro e de fora, sobretudo, com uma luz tão particular e poética. ”*

IMG 2183Para Alex Baradel, responsável pelo Acervo Fotográfico da Fundação Pierre Verger e idealizador do *16 Ensaios Baianos, junto ao fotógrafo Paulo Coqueiro (conselheiro da instituição), é fundamental continuar o projeto - em sua segunda edição - com um trabalho com o olhar original de João machado sobre a romaria da Lapa, assunto bastante fotografado. *“A gente conseguiu selecionar fotos que vão nesse sentido do trabalho dele, de não mostrar a romaria de forma mais clássica, mas sob esse olhar que foge do lugar comum, fazendo enquadramentos originais, botando pessoas desfocadas na frente, cortando pessoas, trabalhando muito a luz como ele sempre faz, pegando mais o cotidiano das pessoas ali naquele lugar, de forma poética e original. Acho que o resultado ficou muito bom”**.

Com dimensões variadas , entre 90 X 60 cm e 60 x 40 cm, todas as obras estão disponíveis para aquisição.

 

 

O AUTOR E A TEMÁTICA

João Machado nasceu e viveu a primeira infância na roça, numa casa de taipa de uma ilha no Rio São Francisco, próximo ao povoado de Marrecas, distrito de Xique-Xique, a 588 km de Salvador. Aos seis anos, foi com os pais e cinco irmãos para a cidade, onde ajudava o pai, que se tornou feirante, nas feiras de Xique-Xique, e nas cidades vizinhas de Central e Jussara. *“Era muito apegado ao meu pai, desde cedo. Todo canto que ele ia, me levava. Só nunca fui para a Lapa, ficava esperando com meus irmãos, ele não tinha condições de levar, só iam ele e nossa mãe, a gente ficava os mais velhos cuidando dos mais novos”, lembra. Em agosto de 2002, João resolveu finalmente ir à Lapa. *“Meu pai já não ia mais, ele fez a viagem por 37 anos seguidos, a primeira montado a cavalo, com meu avô. De alguma forma tento até hoje fazer a foto dele. Alguns personagens que fotografo me remetem muito a ele. Eu fico perguntando o que estaria fazendo ali naquele lugar, naquela hora do dia, com aquelas pessoas”, revela João, que sempre se emociona quando fala do pai. “Nunca soube das promessas dele, teve um ano que fiquei muito doente, quando peguei uma pneumonia. Acho que naquele ano fui uma destas promessas. ”**

Paulo Coqueiro chama a atenção para o detalhe de que os dois primeiros ensaios do projeto são de imagens do interior da Bahia. *“Ambos deslocam nosso olhar para um Brasil profundo que coexiste com a tendência de uniformização dos lugares. O percurso pelo sertão adentro também funciona como um contraponto à Bahia amplamente fotografada do litoral e do Recôncavo. A continuidade dessa pesquisa traz a responsabilidade de identificar trabalhos e artistas que apresentem essa diversidade e que promovam novas experiências de visualidade. ”

60x90 BOM JESUS DA LAPA 2004-2022 (52) copiar  60x90BOM JESUS DA LAPA 2004-2022 (86) copiar

Fotos João Machado © João Machado

Serviço:

Local: Fundação Pierre Verger Galeria
Endereço: Rua da Misericórdia, 09, loja 1, Centro Histórico de Salvador.
Abertura: 30 de março, às 18h30.
Entrada gratuita.


Essa exposição foi financiada pela Secretária da Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura

logo secult