• FaceBook
  •   
  • Twitter

DSC 0056A exposição Fotografia Brasil-Antilha, foi inaugurada em 04 de outubro, na Galeria National das Belas Artes de Santo Domingo em Santo Domingo, capital da República Dominicana.
A mostra faz parte dos esforços desenvolvidos pela Fundação Pierre Verger nesses últimos anos para divulgar a obra de Verger nas Antilhas, onde o fotógrafo realizou uma parte significativa de sua obra. Assim, após a exposição Pierre Verger: Uma ponte sobre o Atlântico,  que itinerou por mais de dois anos pela Guiana Francesa, Suriname, norte do Brasil e na Martinica e após a homenagem prestada à Verger, em Cuba, no início deste ano, esta nova mostra permite divulgar a obra do baiano, nascido francês, em outra ilha antilhense, a República Dominicana.
A exposição reúne as fotografias das três exposições que aconteceram em Cuba, em março, acrescentadas por novas imagens do Brasil e da República Dominicana. A inserção de três imagens daquele país é notável e inédita, visto que a Fundação não possui mais os negativos originais realizados por Verger quando de sua passagem pela ilha, em 1936. Portanto, foi necessário digitalizar e restaurar as únicas ampliações presentes no acervo da Fundação,  já que elas não se encontravam em boas condições. A impressão dessas imagens só foi possível graças às atuais ferramentas digitais.
As fotos expostas totalizam 127 fotografias, sendo 50 do Brasil e 77 das Antilhas, enfatizando as conexões culturais entre todos os países fotografados por Verger naquela região, com destaque para as temáticas afro-descendentes.
A mostra foi possível graças ao apoio financeiro e logístico da Construtora Odebrecht que tem uma ligação histórica muito forte com a Fundação Pierre Verger e com a República Dominicana. A produção local e divulgação da exposição ficou por conta do artista de origem argentina, Marcelo Ferder.
A exposição está aberta ao público até 30 de outubro de 2011. (Texto Alex Baradel - Curador da Exposição)

Palácio National de Belas Artes, Santo Domingo, República Dominicana
04 a 30 de outubro de 2011