• FaceBook
  •   
  • Twitter

Conexiones Caribeñas: Homenagem a Pierre Verger em Cuba

cartazUma das maiores homenagens já realizadas em memória de Pierre Verger, foi iniciada em Havana, Cuba, a partir de 15 de março. Após cinco meses de intensa colaboração entre a Casa de las Américas – idealizadora do projeto - e a Fundação Pierre Verger, um grande conjunto de manifestações culturais e universitárias aconteceram entre os dias 15 e 17 de março, com parcerias de inúmeras instituções – Galeria de Fotos de Cuba (Fototeca de Cuba), Institut National de Antropologia, ANTROPHOS, Embaixada do Brasil, Embaixada da França – e pesquisadores cubanos, brasileiros, alemães, franceses e porto-riquenhos.
A homenagem foi também uma oportunidade para apresentar inúmeras fotografias de Pierre Verger, algumas inéditas, através de três exposições que ficarão abertas ao público até 25 de abril.
Essas manifestações criaram a oportunidade de se conversar sobre a importância do trabalho estético, antropológico, botânico e histórico realizado por Verger sobre o Caribe e, notadamente, Cuba, com sua cultura e religiões afro-descendentes.
Foi também a oportunidade para publicar o livro Pierre Verger y el Caribe, primeira publicação em espanhol sobre a obra do fotógrafo, retomando parte das comunicações e fotos descobertas durante essa homenagem.

reunion1Foi surpreendente e gratificante descobrir durante os três dias de evento, o grau de importância que o trabalho realizado por Verger representa para pesquisadores cubanos como uma fonte rara para questões referentes ao patrimônio arquitetural cubano, às culturas e às religiões afro-cubanas. Foi notadamente destacado a falta de publicações de livros de Verger sobre as questões afro-americanas em espanhol e esperamos que a publicação de Pierre Verger y el Caribe seja o início de várias publicações na língua de Cervantes.