• FaceBook
  •   
  • Twitter

Orixás

convite fortaleza

Exposição Orixás chega ao Museu da Fotografia Fortaleza

A exposição Orixás, com fotografias de Pierre Fatumbi Verger, desembarcou na capital cearense, onde ficará em cartaz no Museu da Fotografia Fortaleza até maio de 2019. A mostra chegou à Fortaleza como parte das ações comemorativas em homenagem aos 30 anos da Fundação Pierre Verger. Com curadoria de Alex Baradel, Orixás apresenta ao público 65 obras do fotógrafo, antropólogo e babalaô francês. São fragmentos das intensas pesquisas e documentações que Verger realizou sobre a cultura religiosa iorubana durante as suas viagens entre a Bahia e a Costa do Benim, durante os anos de 1948 e 1978, e que culminaram na publicação do livro Orixás: Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo, em 1983, que se tornou um marco nas tradições de cultos aos orixás na África e no Brasil. Em 2018 o livro foi reeditado pela Fundação Pierre Verger e foi lançado em Fortaleza durante a exposição.

A abertura da exposição aconteceu no dia 12 de janeiro, às 10 horas, com a presença de mais de 200 visitantes entre fotógrafos, amantes da fotografia, adeptos das religiões de matrizes africanas entre outros. A programação do dia teve visita mediada, além da fala de Dona Cici, parte do patrimônio vivo da Fundação Pierre Verger, explicando a cultura do Candomblé e contando histórias da sua relação com o artista. Às 14h, aconteceu um bate-papo com o Presidente da Fundação Pierre Verger, Gilberto Sá, com o curador da exposição, Alex Baradel, com Dona Cici e com o fotógrafo Tacun Lecy.

Para a nova exposição temporária no MFF, foram preparadas ações especiais, que contemplaram desde a clássica contação de histórias, com Dona Cici, até a mais moderna tecnologia para inclusão e acessibilidade como a leitura de QR Code através de dispositivos móveis, para que deficientes visuais possam ouvir conteúdo descritivo acerca das obras.

 -------

MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA – MFF
Administrado pelo Instituto Paula e Silvio Frota, detentor de uma das mais tradicionais coleções de fotografia do Brasil, o espaço cultural, reúne e divulga obras do mundo inteiro para a apreciação plena da arte fotográfica. Como ferramenta educativa, ensina e incentiva a percepção, produção, profissionalização e evolução do olhar por meio de cursos e eventos diversos. Com o objetivo de fomentar o conhecimento local, o Museu também busca tornar acessível e constante a educação pela fotografia. Sua estrutura comporta espaços abertos não só à exposição, mas à discussão, difusão, conhecimento e pesquisa sobre a fotografia. Tudo isto se torna possível com o auditório, a biblioteca, exibição de filmes e vídeos além de atividades como oficinas e workshops para congregar públicos de todas as idades, turistas, pesquisadores e admiradores. O MFF está aberto ao público com atividades diversas, acervo próprio, biblioteca para pesquisa, exposição permanente e exposições temporárias.

  

ExposiçãoOrixás
Local:Rua Frederico Borges, 545, Varjota – Fortaleza/CE.
Abertura: 12 de janeiro de 2019, às 10 horas
Visitação: Gratuita, de quarta-feira a domingo, das 12h às 17h.
Censura: Livre.